A nova moto carenada da Yamaha, a YZF-R15 ABS, estreia a categoria de motos sportfun, esportivas e divertidas. Irmã mais nova da R3 ABS, membro da família R-Series, tem potente motor monocilíndrico de 155 cc, com exclusiva refrigeração líquida e comando de válvulas variável, o VVA, que garante agilidade nas arrancadas e retomadas. Desenvolvido com o objetivo de eficiência e economia de combustível, atinge potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. A tecnologia DiASil da Yamaha, uma fundição do alumínio com silício, contribui para uma menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de performance. O câmbio de 6 marchas permite uma pilotagem emocionante e sua embreagem deslizante e assistida evita o travamento da roda traseira em frenagens bruscas e permite que as trocas de marcha sejam feitas de forma controlada e suave. O chassi do tipo Deltabox traz equilíbrio entre rigidez e leveza para entregar mais estabilidade em altas velocidades e curvas.
A suspensão da YZF-R15 ABS é nitidamente mais robusta quando comparada às que equipam outras motocicletas até 160cc. Na traseira é do tipo monocross em alumínio, garantindo baixo peso e minimizando torções, e a fixação do amortecedor é através de links, conferindo maior conforto e suavidade na absorção de impactos. O sistema de freios ABS nas duas rodas evita o travamento das rodas em situações de baixa aderência do piso. Já potência da frenagem é garantida pelos discos de 282 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
Com 10 raios, as rodas em liga leve têm diâmetro de 17 polegadas e são calçadas por pneus largos, sendo o dianteiro 100/80-17 e o traseiro 140/70-17. Isso garante um comportamento mais estável, maior aderência nas curvas e melhor capacidade de absorção de impactos para uma pilotagem mais prazerosa.
O painel multifunção é 100% digital com iluminação de led, garantindo contraste das informações no em qualquer horário do dia. O Shift Light localizado na parte superior do painel indica o momento ideal para troca de marchas. No display estão o conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.
As linhas da R15 são marcantes e arrojadas, foram desenvolvidas em túnel de vento para otimizar o fluxo de ar e oferecer desempenho aerodinâmico. A parte frontal com duto de entrada em forma de M, é inspirada na Yamaha YZF-M1 do MotoGP. O farol, luz de posição e lanterna traseira são de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade.
As linhas horizontais nas laterais, com frente baixa e rabeta alta e afilada, conferem uma posição de pilotagem bem encaixada à moto. Seu tanque de combustível baixo e largo de 11 litros com tampa do tipo aviação, permite que o piloto se posicione melhor atrás do para-brisa, e o encaixe das pernas proporcione um bom apoio para uma pilotagem divertida nas atividades cotidianas e até nas pistas.
A R15 ABS é a moto utilizada pelos pilotos que correm no Yamaha R15 bLU cRU América Latina, categoria de formação de atletas no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, para pilotos de 8 a 15 anos de idade. Esta competição faz parte do R-Series, que é a jornada de formação de pilotos da Yamaha Racing Brasil. É o maior campeonato monomarca da América Latina e também o maior incentivo a formação de novos pilotos. Os participantes recebem motos iguais, mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy, macacão, capacete, pneus Pirelli SuperCorsa, combustível, instrutores, telemetria e uma série de outros benefícios.
Para participar, é necessário se inscrever para as seletivas, que acontecem no início de cada temporada. Fique atento ao site e nas redes sociais da Yamaha Racing Brasil para saber mais detalhes. As corridas têm transmissão ao vivo no Bandsports e no YouTube da Yamaha Racing Brasil.
A R15 ABS foi eleita a Melhor Moto do Brasil na categoria City, na premiação concedida em 2024 pela Revista Motociclismo. Esse reconhecimento é fruto da confiança e do voto de consumidores apaixonados, que inspiram a YAMAHA a superar desafios continuamente.