CNH DIGITAL: Evite Surpresas na Blitz

CNH DIGITAL: Evite Surpresas na Blitz

Você já deve ter ouvido falar sobre a CNHDigital, também conhecida como CNH-e .

Mas você sabe o que é a CNH-e e como elafunciona?

O que é a CNH Digital?

Para entender melhor o que é e qual omaior benefício da CNH eletrônica (CNH-e), responda a seguinte pergunta: O quevocê faria se fosse abordado por um guarda de trânsito e não estivesse portandoseu documento de habilitação?

Essa situação é, acima de tudo,embaraçosa. Afinal, se você passou pelo processo de habilitação e está dentroda lei, não é legal passar pelo constrangimento de ser penalizado por conta deum descuido momentâneo.

A lei que rege o trânsito no país,o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê penalidade a quemconduzir veículo sem portar determinados documentos.

Para esclarecer melhor isso, veja o quediz o art. 232 do CTB :

“Art. 232. Conduzirveículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código: Infração – leve;Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo até aapresentação do documento.”

Como é possível perceber, caso você passepela situação hipotética colocada anteriormente, haverá algumas puniçõesprevistas pelo Código de Trânsito.

Uma delas é multaleve,o que gera ao condutor penalizado 3 pontos na CNH e a dívida de R$ 88,38. Aoutra medida é a retenção do veículo, que só será liberado após a apresentaçãodos documentos faltantes.

Mas você sabe quais são os documentosobrigatórios para a condução de veículos?

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)
  • Documento de habilitação (PPD ou CNH)

Como existe o risco de o condutoresquecer um desses documentos em casa ao sair com seu veículo, foi criada a CNHDigital. Com ela, o condutor terá sempre à mão seu documento de habilitação,visto que ele estará acessível por meio de seu smartphone.

Isso significa que, caso o condutoresqueça o documento, ainda estará portando a CNH, mas em sua versão eletrônica.E essa é a única diferença entre os dois tipos.

Uma é impressa, estando disponívelfisicamente, e a outra está disponível por meio de um aplicativo de celular. Ambastêm a mesma validade jurídica e podem ser usadas em qualquer situação decondução de um veículo.

O Aplicativo CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsitofoi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e estádisponível, em todo o Brasil, para celulares com os sistemas operacionaisAndroid e iOs.

A ideia é que o uso do documento de habilitação por meio do aplicativo proporcione uma experiência mais prática e cômoda ao condutor. O app da CNH digital pode ser baixado na Play Store e na App Store.

Para ajudá-lo a se atualizar e começar ausar a CNH-e, preparamos um passo a passo detalhado com asetapas pelas quais você precisará passar para obter sua habilitação pelocelular.

Seguindo esses passos, em minutos, vocêpoderá ter acesso a ela.

1- Tenha sua CNH com QR Code no verso em mãos.

As carteiras de habilitação emitidas apartir de maio de 2017 possuem um código escaneável no verso, que seránecessário para acessar a CNH digital.

Se a sua habilitação ainda não estiveratualizada, você precisará pedir a 2ª via da CNH ou renová-la junto ao DETRAN(Departamento de Trânsito) em que ela foi registrada.

Com ela em mãos, parta para os próximospassos.

2- Vá até um posto do DETRAN e atualize seunúmero de telefone e e-mail.

Nem todos os órgãos de trânsito do Brasilpedem que os condutores façam essa atualização presencial. Segundo o órgão, nãoé preciso agendar atendimento para a atualização de dados.

No caso do Rio de Janeiro, ela énecessária para que você possa prosseguir e utilizar sua CNH pelo celular.

3- Busque “CarteiraDigital de Trânsito” na App Store ou na Play Store e baixe o aplicativo.

4- Entre no aplicativo e você se deparará comuma página de login, que pedirá o seu CPF.

Para ter acesso, será necessáriocadastrar-se no Portal de Serviços do DENATRAN (Departamento Nacional deTrânsito). Se você ainda não for cadastrado.

Caso você já tenha esse cadastro, pulepara o passo nº 5.

5- O cadastro no Portal de Serviços do DENATRANé rápido e feito pelo próprio aplicativo. Quando você inserir o seu CPF, serádirecionado para esse cadastro.

Assim que terminá-lo, você receberáum e-mail com um link para confirmação docadastro. Clique nele e ative o seu cadastro.

6- Faça o login no aplicativoutilizando a senha que você cadastrou e sua Carteira Digital de Trânsito seráaberta.

Na parte inferior, haverá um botão com um“+”. Clique nele e selecione “ CNH Digital ”.

7- Nesse momento, você precisará inserir o seu CEP queestá cadastrado junto ao DETRAN.

Em seguida, você precisará escanearo QR Code no verso da CNH.

8- Agora, você deverá fazer um reconhecimento biométrico, que serárealizado por meio da câmera do seu celular.

Siga as instruções mostradas peloaplicativo.

9- A última etapa consiste em cadastrar um PIN de 4 dígitos, queserá usado sempre que você quiser acessar o documento.

Ele é mais curto do que a senha de acessoao sistema do DENATRAN, para facilitar o acesso no momento denecessidade.

10-Pronto! Você está cadastrado e logado. Poderá usar sua CNH-e sempre que quisere ainda evitará surpresas quando for parado na Blitz.

Esteja sempre com o documento na palma da mão! 😉

Deixar um comentário